Santa Cruz 2018 FigBarrosFigueira e Barros comemorou o Dia de Santa Cruz, na quinta-feira, 3 de maio, numa iniciativa organizada pelo Centro Cultural de Figueira e Barros e pelo Grupo de Amigos de Reformados e Idosos de Figueira e Barros, com o apoio da Freguesia de Figueira e Barros, do Município de Avis e da Paróquia de S. Brás de Figueira e Barros.

A Festividade, uma tradição baseada na ornamentação de fontes e cruzeiros com diversas flores, verdura, giestas e rosmaninho, entre outros, teve início, às09h00, na Sede do Centro Cultural de Figueira e Barros e na Sede da Associação de Reformados, com a elaboração de Capelas e Cordões pela população, que serviram depois para enfeitar o Cruzeiro de Santa Cruz, no Largo da Igreja de S. Brás. Um ritual popular expressivo, ciclicamente renovado e cumprido com o objetivo de celebrar "a glorificação de Cristo e a nossa salvação".

No final, enquanto os fiéis admiravam a Cruz, bem adornada, foram declamados versos alusivos à data:

Ó Divina Santa Cruz

Que linda que tu estás