DSC 0080 MediumA Officina Mundi, o novo estúdio e galeria de arte, instalada numa das frações do Convento de São Bento de Avis, situado em pleno Centro Histórico de Avis, foi inaugurada no dia 5 de maio, pelas 18h00, na presença do Secretário de Estado da Cultura, Dr. Miguel Honrado, da Diretora Regional de Cultura, Dr.ª Ana Paula Amendoeira, e do Presidente da Câmara Municipal de Avis, Dr. Nuno Silva.

No uso da palavra, a artista Joana Villaverde apresentou a Officina Mundi, agradecendo à Câmara Municipal de Avis o interesse, o apoio e o trabalho desenvolvimento em prol da Cultura na arte contemporânea e na preservação do património, com a requalificação deste lugar histórico, acrescentando que "a Câmara de Avis, com a cedência deste espaço, concretiza o apoio essencial para a vida de um artista. Um artista que, para trabalhar, precisa de duas coisas: a cabeça e o espaço para criar".

"A Officina Mundi é um nome medieval, assim como é este lugar, é um nome roubado a um texto muito lindo de Isabel Matos Dias que fala do que é um atelier, um lugar onde se cria, se trabalha, para mais tarde se libertar, abrir ao mundo o trabalho produzido durante a clausura. É isso que vai acontecer aqui. A Officina Mundi será assim um contributo para abrir Avis ao mundo e o mundo a Avis". Propõe-se organizar, em parceria com o Município, um programa anual de atividades, a iniciar no próximo ano, baseado em quatro áreas: Formação, para partilha de conhecimento com alunos de Artes Visuais, Residências Artísticas, Cinema, com a criação de uma extensão com a Doclisboa, Mostras de cinema, ficção e conferências várias, abrindo as portas ao público para pequenas mostras, conversas e eventos diversos, nas áreas artísticas.

O Presidente da Câmara dirigiu um agradecimento às entidades presentes neste ato, colocando em relevo a emoção e alegria que sentia ao anunciar que Avis tem, a partir de agora, um novo espaço cultural denominado Officina Mundi, destinado a promover e valorizar a arte contemporânea. Uma nova valência, integrada nas Muralhas do Convento de São Bento de Avis, cuja construção remonta ao século XIII, que representa um investimento total, entre a aquisição do próprio imóvel e as obras que nele foram feitas, de 180 mil euros. Um espaço que pretende contribuir para o desenvolvimento cultural do Município e da região. A sua abertura "é, assim, um grande momento na vida da nossa terra e das nossas gentes, um marco no caminho do desenvolvimento de uma terra onde a cultura será sempre um pilar central nas atividades locais e municipais. Um caminho que Avis segue e de que se quer orgulhar, o que faz da cultura a chave-mestra da porta social desta Terra de Abril", disse.

O Secretário de Estado da Cultura, renovando cumprimentos a todos os presentes, salientou o lugar de criação da Officina Mundi, a partir deste Mosteiro, realçando que "é preciso ter a visão e a capacidade de criar projetos inovadores e de proximidade, que tenham a ambição de captar e envolver as comunidades locais, tornando-se uma referência para os artistas e para os cidadãos em geral. Projetos que se assumem como como pólos de desenvolvimento para as artes e para as populações, que partem do investimento no seu património e que a ele acrescentam novos projetos disruptivos e inovadores, são cada vez mais necessários em Portugal. É com estes projetos que, em conjunto, construímos a identidade cultural do nosso País". Nesta medida, felicitou a Câmara Municipal de Avis que, com o apoio da Direção Regional de Cultura do Alentejo, se lançou no desafio de criar um projeto de recuperação do património edificado e da memória histórica e patrimonial deste Mosteiro e lhe acrescenta um outro significado, quando lhe associa a arte contemporânea, frisou.

Após a sessão formal de inauguração, com o descerramento da placa alusiva ao ato, sequiu-se uma visita às instalações.