Memórias de um mundo rural
A Fundação Abreu Callado, instituída em 1948 por vontade de Cosme de Campos Callado, é herdeira da mui antiga Casa Agrícola do mesmo nome, fundada por seu pai Francisco Abreu Callado (1834 – 1913).
No início do ano lectivo de 2003 – 2004, surgiu a oportunidade de recriar na Fundação um conjunto de "referências rurais", através da recuperação e preservação de algum espólio histórico que nela foi sobrevivendo, com a colaboração activa de um grupo de professores e alunos da Escola Profissional Abreu Callado e o apoio do Programa Leadersor.
A organização museológica teve como referências: 1- o ciclo das actividades agrícolas tradicionais (lavra, debulha e armazenagem dos cereais); 2- o fabrico do pão (que no passado era produzido em fornos de lenha existentes em todos os montes da "casa agrícola"); e 3 – o vinho (produto e imagem da marca Abreu Callado desde há largas décadas e uma das primeiras referências vinícolas do Alto Alentejo). O Museu é um repositório de memórias da primeira metade do séc. XX, através de um conjunto de "peças" testemunhais agora recuperadas por gente "da casa", o que garante um reviver de tempo que se repetirão mais, mas que perdurará neste Museu Rural – a partir de agora o verdadeiro "guardião" dessas memórias da Fundação Abreu Callado.
Horário:
2ª a 6ª- feira
09h00 às 18h00
Fim-de-semana: sob marcação
Contactos:
Fundação Abreu Callado
Travessa Abreu Callado
7480 – 228 Benavila
Tel.: 242 430 000
Fax: 242 434 284
e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
www.abreucallado.pt