Eleitos do Concelhos de Avis reuniram com a ULSNA
Updated on 25/11/2021O Município de Avis, representado pelo presidente Nuno Silva e as vereadoras Inês Fonseca e Salomé Guilhermino, bem como os presidentes das Freguesias e Uniões de Freguesias do concelho de Avis reuniram, no dia 5 de novembro, com a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), estando presentes o Dr. Joaquim Araújo, a Dra. Vera Escoto, o Dr. Raúl Cordeiro, o Enfermeiro Jorge Marques e a Dra. Raquel Bilé.
Nesta reunião os representantes das autarquias locais manifestaram a sua preocupação com a situação da falta de meios humanos para prestar serviços de saúde no concelho de Avis com a regularidade exigida, havendo muitas ocasiões em que o Centro de Saúde está aberto mas sem um clínico que possa dar a assistência necessária, empurrando os nossos munícipes para Ponte de Sor e Portalegre.
A falta de médicos no concelho não tem permitido a deslocação do médico às extensões de saúde com a regularidade necessária, privando, desta forma, de cuidados de saúde primários. Importa referir que estamos perante uma população com grandes dificuldades para se deslocar à sede de concelho ou a outros locais.
Nesta reunião foi ainda salientada a importância da reabertura da extensão de saúde de Alcórrego e frisada a disponibilidade da União de Freguesias e do Município para realizar os investimentos necessários à sua concretização. Outro assunto abordado foi a construção do edifício que irá albergar a Extensão de Saúde de Benavila, num terreno propriedade desta União de Freguesias, obra prevista para o próximo ano.
A ULSNA explicou que compreende a preocupação, mas que algumas das vagas abertas continuam por preencher e garantiu que tudo continuará a fazer para dotar o concelho de Avis com 3 médicos efetivos. Até que seja concretizada esta realidade, continuarão a ser contratados serviços de médicos a meio tempo, conforme ocorre presentemente. Para além disso, sempre que se justificar irão médicos de outros locais fazer serviço ao Centro de Saúde de Avis para minorar as necessidades.
Os eleitos do Município e das Freguesias do Concelho de Avis tudo continuarão a fazer, como sempre fizeram, ao lado das populações, na luta por serviços de saúde de qualidade e aos quais têm direito.