Avis associa-se às Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios
Updated on 12/04/2016No âmbito das Comemorações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído pelo ICOMOS Internacional, a 18 de abril, o Município de Avis, em associação com a Direção-Geral do Património Cultural, vai voltar a tomar parte desta efeméride com a realização de um conjunto de ações que visam a representação deste momento anual de celebração da diversidade, salvaguarda e valorização patrimonial de todo o mundo
A proposta deste ano do ICOMOS, conferindo especial atenção à temática Desporto, Um Património Comum, com o objetivo de “enaltecer a importância cultural e social do desporto, destacar o papel insubstituível, ao longo da história, de inúmeras associações, clubes, autarquias, museus e outras organizações, públicas e privadas, na formação e consolidação da identidade de comunidades locais, regionais e nacionais, e também fazer ressaltar as diferentes formas de expressão do património associado ao desporto, seja em edifícios, em tradições ou em registos de diferente natureza”, estará em destaque, no Município de Avis, com a realização de uma Caminhada, em Ervedal, a 17 de Abril, sob o título “Horta das Rosas e Azenhas”. Um percurso dirigido ao público em geral e sujeito a inscrição prévia, que pretende conjugar a atividade desportiva com a promoção e observação de um vasto património da freguesia de Ervedal.
O Programa prossegue, a 18 de abril, com a atividade “Avis e os Jogos Tradicionais”, um conjunto de conhecimentos oralmente transmitidos de geração em geração, e que, transportando um valioso legado cultural, importa preservar e dar a conhecer.
A iniciativa, com inscrição, até ao dia 14 de abril, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis, por correio eletrónico: museu@cm-avis.pt, ou pelo Tel.: 242 410 088 e Fax: 242 410 098, irá decorrer no Claustro Norte do Convento de S. Bento de Avis, estando a parte da manhã deste dia reservada ao público em geral, e a parte da tarde ao público escolar.