Avis comemora 809 anos de Fundação da Vila
Updated on 07/08/2023Avis comemora, no dia 15 de agosto, os 809 anos de Fundação da Vila (1214-2023), com um conjunto diversificado de atividades que tem como palco principal o Centro Histórico.
O início das comemorações está agendado para as 09h00, com a cerimónia de hastear da bandeira da Vila de Avis e da Ordem de Avis no topo da Torre da Rainha. Trata-se de um trabalho artesanal desenvolvido pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis com base na documentação histórica alusiva à iconografia dos primórdios da fundação que, numa das faces retrata a lenda fundacional e na outra a ligação à Ordem Militar de S. Bento de Avis, com a representação do Convento e a filiação à Ordem de Calatrava.
Às 10h00 tem início, no Largo do Convento, a atividade “Orienta-se por Avis”, o 3.º percurso que integra o circuito de orientação desenvolvido pela Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis, que desafia os visitantes a conhecer a Vila de Avis com passagem por espaços verdes e fontanários. Os mapas dos percursos encontram-se disponíveis no CIOA e no Posto de Turismo e constituem uma forma de aliar a valorização do património histórico à promoção da orientação enquanto modalidade desportiva.
Às 16h00 realiza-se, no Pavilhão da E.B. 2,3 Mestre de Avis um jogo de Futsal que opõe o C. F. “Os Avisenses” e os Trabalhadores do Município de Avis.
A partir das 21h30, o Largo do Convento vai ser palco do concerto da artista Celina da Piedade. Compositora, acordeonista e cantora, Celina da Piedade é uma artista multifacetada que eleva a tradição a um sentir mais contemporâneo e universalista, passando por toda a riqueza do Cante Alentejano mas também pela energia do folk e da música pop.
Recorde-se que a formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.