Avis recebeu primeiro espetáculo do Festfado
Updated on 29/04/2024No passado sábado, 27 de abril, o público encheu o Auditório Municipal Ary dos Santos, em Avis, para assistir ao primeiro dos três espetáculos do Festfado agendados para este ano.
Dora Maria, fadista e mentora do evento, que agora se realizou em Avis pela primeira vez, foi a primeira artista a subir ao palco, acompanhada pelos músicos Bruno Mira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na guitarra clássica, e Fernando Nani, no baixo.
O primeiro convidado da artista a pisar o palco não foi um fadista mas sim um poeta: Dinis Muacho, natural de Aldeia Velha, ligado ao Festado desde o primeiro momento, sendo o autor da letra do hino do Festival, “Ao norte no Alentejo”, e que nesta noite declamou dois poemas inéditos de sua autoria e que homenagearam as terras e as gentes de Avis “Toada de Abril” e “Toada dos Frades-Mestres”.
Os fados prosseguiram pela voz do jovem fadista avisense André Barradas, artista multifacetado que descobriu recentemente a sua paixão pelo fado.
Mas nem só de fados se conta a história deste serão, onde atuaram os dançarinos Mirela e Gabriel, que presentearam o público com a sua dança gafieira.
Vindos do Concelho vizinho de Sousel, subiram a palco, à vez, três fadistas da família Clérigo: José, Fernanda e Ana, pai, mãe e filha, respetivamente, que têm no fado uma paixão comum.
Continuando no espírito familiar, uma das surpresas da noite foi a atuação de dois jovens, filhos dos músicos Bruno Mira e Pedro Pinhal, que mostraram que o fado lhes corre nas veias.
O fadista que se seguiu foi mais um filho da terra, o avisense Mário Coutinho, que arrancou sentidos aplausos do público e protagonizou um momento memorável, ao convidar o amigo de longa data Carlos Poeiras para o acompanhar com o seu acordeão num tema que assinalou 20 anos do percurso musical de ambos.
A premiada Orquestra de Acordeão Mestre de Avis apresentou alguns temas do seu repertório.
A encerrar o evento subiu ao palco o prestigiado fadista António Pinto Basto que revisitou alguns dos temas mais conhecidos da sua já longa carreira.
O próximo espetáculo irá realizar-se no dia 15 de agosto, no Largo do Convento, integrado nas Comemorações do Aniversário da Fundação da Vila de Avis.