O Funil é a “Peça do Mês” de Fevereiro
Updated on 30/01/2023No mês de fevereiro, a “Peça do Mês” em exposição no Posto de Turismo de Avis leva-nos a conhecer mais uma peça do acervo do Museu do Campo Alentejano (MusCA) – o Funil.
Trata-se de um utensílio, da categoria “Alfaia doméstica”, usada para encher tripas com carne da matança do porco, seguindo um processo artesanal.
O ritual, por esta altura do ano, era a matança do porco. Depois de desmanchado e da carne “migada” para dentro de alguidares de barro, vinham os alhos picados, a calda de pimentão e o acerto final do sal. Dois ou três dias depois, já capaz de ser transformada em enchidos: chouriços, “mouras”, farinheiras e paios, a tripa era então cheia de carne com o auxílio de um funil, do dedo e de uma agulha que ia picando os chouriços para que ficassem libertos de água e com uma boa ligação da carne, facilitando a sua cura. Por fim, já atados e unidos pelas duas extremidades eram pendurados em varas ou canas e colocados ao fumeiro, fazendo-se uma boa fogueira com estevas verdes, que faziam muito fumo, utilizando-se depois, preferencialmente, lenha de oliveira, e deixando-os por lá cerca de um mês a curar.
O Posto de Turismo de Avis está situado na Praça Serpa Pinto e encontra-se aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.
Passe por lá!