Voto antecipado
Updated on 17/01/2022A legislação eleitoral, em regime excecional e sob determinadas condições, permite que os cidadãos possam votar antecipadamente. Para o efeito, devem inscrever-se na plataforma: Portal do Eleitor: Votar antecipadamente no período adequado, selecionando a modalidade de voto que se adequa à sua situação:
Eleitores que pretendem votar antecipadamente em mobilidade:
Devem manifestar a intenção à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, entre os dias 16 e 20 de janeiro, por via postal ou por meio eletrónico (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt). O exercício eleitoral antecipado ocorre no dia 23 de janeiro, na mesa de voto escolhida pelo eleitor, mediante identificação.
Eleitores em deslocação no estrangeiro:
Devem apresentar-se nas representações diplomáticas, consulares ou nas delegações externas das instituições públicas portuguesas, previamente definidas pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, acompanhado de identificação, entre os dias 18 e 20 de janeiro.
Eleitores em confinamento obrigatório:
Devem requerer o exercício do direito de voto à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, através do registo na plataforma http://www.votoantecipado.mai.gov.pt/, entre os dias 20 e 23 de janeiro. A votação ocorre entre os dias 25 e 26 de janeiro na morada indicada e onde o eleitor se encontra em confinamento.
Eleitores internados em estruturas residências (lares) e instituições similares:
Devem dirigir requerimento à Administração Eleitoral da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, por via postal ou por meio eletrónico (https://www.votoantecipado.mai.gov.pt/), entre os dias 20 e 23 de janeiro, podendo exercer o seu direito de voto entre os dias 25 e 26 de janeiro.
A mesa de voto antecipado em mobilidade no Concelho de Avis irá funcionar no Auditório Municipal José Carlos Ary dos Santos, Rua da Cantina, n.º 31, Avis, das 08h00 às 19h00.