Workshop ensina aos alunos de Ervedal “A Arte do Pão e o Pão na Arte”
Updated on 28/09/2018A Quinta da Lira, em Ervedal, recebeu, ontem, dia 27, os alunos do pré-escolar e do 1.º ciclo de Ervedal, numa viagem pedagógica pelo ciclo do pão, sustentada no Workshop “A Arte do Pão e o Pão na Arte” organizado pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis, no âmbito da programação das Jornadas Europeias do Património 2018 que decorrem no Município de Avis, até ao próximo dia 29 de setembro, subordinadas ao tema “Partilhar memórias”.
A lenha já crepitava no forno quando os alunos chegaram. A massa do pão, preparada na hora, aguardava as delicadas e inexperientes mãozinhas dos meninos, para a tender. Um a um, todos “meteram a mão na massa”. Esticaram, enrolaram, ajudados pelos mais velhos, que evidenciaram destreza caraterística de quem percebe, e muito, do ofício.
Prontos para a cozedura, os pequenos pães foram cuidadosamente acomodados no forno, após terem sido retiradas as brasas e varridas as cinzas do seu interior, adivinhando-se uma boa e saborosa fornada.
Depois, ao fim de alguma espera, foi a festa, a felicidade de ter pão quente, guarnecido com chouriço, gostoso e nutritivo. Um alimento “do corpo e da alma” que reafirma a nossa identidade local, juntando diferentes gerações num Workshop destinado a ensinar o preparo artesanal, as técnicas antigas e a aposta nos ingredientes naturais, que agradaram aos paladares mais exigentes. Foi assim que durante séculos se fez o pão!