“Avis tem sabor…”, uma montra de referência dos Produtos Tradicionais
Updated on 09/12/2021A iniciativa “Avis tem sabor…”, organizada pelo Município de Avis, no dia 21 de novembro, mereceu a visita de residentes e visitantes, nesta edição, a 2.ª, que decorreu junto ao Pelourinho, consagrada às Ervas Aromáticas.
O evento, que, uma vez mais, se revelou uma montra de referência dos Produtos Tradicionais, recebeu, ali mesmo, no “Mercado dos Sabores”, os melhores ingredientes e sabores locais proporcionados por alguns, dos muitos, produtores do Concelho de Avis que quiseram associar-se a este certame: AVISPÃO, Flor do Mel, Fumeiro da Vila, Padaria do Alcórrego, Rovisco Garcia, Rui Branco – Mel, Vale do Mestre, ADERAVIS, Escoteiros De Portugal – Grupo de Avis – 263, e Rancho Folclórico de Avis.
A lista de produtos, patenteada em cada um dos stands presentes, foi grande, diversificada e especialmente forte no que respeita à produção local: pão, vinho, enchidos, mel e seus derivados como a água-mel, bolos, compotas e licores.
A valorização e o reforço da tradição da doçaria e dos licores, fabricados por métodos artesanais ficou, mais uma vez, à guarda do Rancho Folclórico de Avis que, desta feita, ali se apresentou com a sua 15.ª Mostra de Doces e Licores, numa exibição que levou a todos os presentes o toque e o requinte do antigamente, expresso em todos os doces e licores que estiveram à prova.
Esta iniciativa contou com um espaço de cozinha ao vivo, reservado à apresentação do Showcooking que o Chef Fábio Bernardino partilhou com todos os presentes, e também com as propostas gastronómicas concebidas pela ADERAVIS para esta ocasião – Açorda de coentros e de poejo e feijão com batata, incluídas na programada Degustação da Cozinha à Moda Antiga. Ainda a participação dos Escoteiros de Portugal, Grupo 263 – Avis, com as célebres “quentes e boas”.
Neste espaço de encontro e partilha, houve também lugar ao Lançamento do Livro “Territórios Vinhateiros, Olivícolas e Corticeiros de Portugal”, aqui apresentado pela Senhora vereadora Inês Fonseca.
O evento, que abriu, às 9h30, com a Caminhada do Montado, comemorativa do Dia da Floresta Autóctone, terminou com a subida ao palco do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Avis para um agradecimento, a todos, pela sua presença, seguindo-se uma bela animação musical dos Grupos de Cantadores de Saias, aqui reunidos no seu 2.º Encontro: o Rancho Típico «Cantarinhas de Nisa», o Rancho Folclórico «As Ceifeiras», de Alter do Chão, e o Rancho Folclórico de Avis.
Prossegue, até ao dia 30 de novembro, a Rota Gastronómica das Ervas Aromáticas e Especiarias, pelos Restaurantes do Concelho Aderentes: “Clube Náutico”, “Café Jardim”, “Mestre de Avis” “Taberna do Paulo” e “Tasca do Montinho”.
Avis tem sabor… descubra-o também aqui!