«Dois dedos de conversa» para recordar «A luta das 8 horas nos campos do Sul
Updated on 30/01/2024O Museu do Campo Alentejano (MusCA) acolheu, no passado dia 26 de janeiro, pelas 18h00, «Dois dedos de conversa» sobre «A luta das 8 horas nos campos do Sul».
A iniciativa, organizada pelo Município de Avis, teve como objetivo recordar a histórica luta revolucionária do operariado agrícola do Sul pela conquista, vitoriosa, da jornada das 8 horas de trabalho. Uma justa reivindicação só alcançada, pela força da luta, em maio de 1962, e que representou uma extraordinária melhoria das condições de vida e de trabalho de centenas de milhar de trabalhadores e suas famílias em todo o País e também no Concelho de Avis.
Ana Moedas, Joaquim Paulino, Leonor Xavier, Ludovina Lourenço e Maria Carloto, antigos trabalhadores agrícolas, e também de José da Silva, enquanto operário industrial (aposentado), e Diogo Júlio e Helena Neves, em representação do Movimento Sindical Unitário do Distrito de Portalegre, foram alguns dos testemunhos aqui partilhados nesta Sessão que contou igualmente com a presença e participação da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Avis, Inês Fonseca, e da Vereadora, Salomé Guilhermino.