Situação de contingência ativa Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil
Updated on 12/07/2022Na sequência do despacho que determinou a implementação da Situação de Emergência e Alerta Especial Vermelho no território nacional, foi ativado o Plano Municipal de Emergência e Proteção Civil de Avis.
Neste contexto, o executivo da Câmara Municipal de Avis reuniu com os responsáveis dos serviços municipais, com o objetivo de assegurar a concretização das medidas de prevenção e intervenção em situações de perigo devido às elevadas temperaturas e ao elevado risco de incêndio rural, através da disponibilização e prontidão de meios, pessoal e maquinaria.
Devido ao grau de risco de incêndio rural está prevista a possibilidade de interditar o acesso da população a zonas florestais e rurais de maior risco de ocorrência de incêndios.
Nesta reunião foi determinado apelar à população para permanecer em casa durante os próximos dias, restringindo as saídas ao exterior a situações de extrema necessidade e durante os períodos de menor calor, bem como aumentar a ingestão de água.
Devido ao risco para a saúde pública que as temperaturas elevadas representam, o Município de Avis, em colaboração com Juntas e Uniões de Freguesia do Concelho, IPSS e coletividades locais, asseguram o acesso a “abrigos temporários”: espaços climatizados como a Biblioteca Municipal José Saramago, centros de dia ou centros de convívio do Concelho.
De forma a evitar expor a população aos riscos associados ao calor, foi ainda determinado o cancelamento de atividades do Município programadas para os próximos dias, como caminhadas, passeios e outras atividades.