Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2023: «Património e Mudança»

Atualizado em 14/04/2023

No dia 18 de abril assinala-se Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, este ano subordinado ao tema: «Património e Mudança».

O Município de Avis, através do Centro de Arqueologia de Avis (CAA), volta a associar-se a estas comemorações com a realização de atividades que visam a representação deste momento anual de celebração que “traduz a oportunidade de reforçar as questões de salvaguarda, de inovação e de compromisso com a herança comum que nos une enquanto fatores de identidade e de esperança.”

A programação do CAA abrirá com uma “Visita com história(s)”, por alguns dos Sítios e Monumentos de Avis. Trata-se de uma iniciativa integrada no Serviço Educativo do Centro de Arqueologia e orientada para o público escolar, que decorre de 17 a 21 de abril, tendo como objetivo aproximar os alunos ao património-arqueológico local, bem como dar a conhecer a(s) sua(s) história(s).

A 18 de abril, estará o CAA de portas abertas para receber o público em geral, em duas visitas guiadas às suas instalações, às 15h00 e às 16h30. Uma forma privilegiada de aceder a espaços normalmente vedados à comunidade, descobrindo diferentes etapas de trabalho deste espaço científico e cultural que abriga o acervo municipal arqueológico decorrente das escavações e investigações levadas a cabo na região.

Mais informações disponíveis em: https://w3.patrimoniocultural.pt/dims2023/digital/