Desde o dia 5 de novembro, na Freguesia de Avis, voltaram a verificar-se as expectáveis e já informadas perturbações na rede de abastecimento público de água.

Desde esse dia que os consumidores lidam com a falta de pressão da água nas torneiras, particularmente os habitantes do Centro Histórico, zona mais afetada pela entrada direta de água na rede a partir do abastecimento (reservatório), que não beneficia do efeito da gravidade que faz com que a pressão seja naturalmente maior nas zonas mais baixas da vila.

O Município de Avis alerta para o facto de o problema de falta de pressão se ter verificado durante as horas associadas ao maior consumo: entre as 08h00 e as 10h00, as 12h00 e as 14h00 e das 19h00 às 21h00. Isto significa que, tal como vem sido apelado, continua a ser fundamental reduzir o consumo de água da rede de abastecimento público nos referidos horários, para que a mesma não falte nas zonas mais altas da vila.

Aumentar a pressão para evitar que esta se perca na rede, implica o aumento do risco de roturas nas condutas, o que leva a possíveis cortes, que se estão a tentar evitar.

Relembra-se ainda, que as operações de reabilitação do reservatório de água de Avis em curso, vão prolongar-se por mais cerca de 2 semanas, pedindo-se, durante este período, a máxima compreensão e contenção no consumo de água.