Visita de Estudo às Árvores Classificadas de Interesse Público do Concelho de Avis
Atualizado em 08/05/2025O Município de Avis promoveu, no passado dia 29 de abril, uma visita de estudo a duas Árvores Classificadas de Interesse Público do Concelho de Avis.
O Passeio, realizado com o objetivo de criar oportunidades para educar e formar crianças e jovens num ambiente de contacto com a natureza, contou com a participação dos alunos do 1.º Ciclo de Ervedal que, neste dia, puderam conhecer, in loco, as duas árvores classificadas, em Valongo: a Aroeira (Pistacia lentiscus L.), situada na Courela da Igreja, assim como o Freixo (Fraxinus angustifólia Vahl), localizado na Fonte do Vale. Dois preciosos exemplares seculares de idade indeterminada, com porte arbóreo, que constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, cultural e histórico.
Árvores classificadas de “Interesse Público” são árvores que, mercê do seu porte, estrutura, idade e raridade ou ainda por motivos históricos ou culturais se distinguem de outros exemplares.
Esta ação de sensibilização ambiental procurou sensibilizar os alunos para a importância da conservação do património arbóreo, identificação e caracterização destas espécies autóctones, elucidação da razão da sua classificação, entre outras curiosidades.
Na organização desta iniciativa, o Município de Avis contou com o apoio da União de Freguesias de Benavila e Valongo e do Agrupamento de Escolas de Avis.