25 Abril 2018Em Avis, o dia de comemoração do 44.º Aniversário do 25 de Abril começou com atividades desportivas, repartidas entre o Jogo da Petanca, junto ao Pelourinho, os jogos infantis, as corridas e a caminhada aberta a participantes de todas as idades, assim como com a iniciativa "Pintar Abril", no Largo Cândido Reis, não apenas para relembrar o 25 de Abril propriamente dito, mas para sublinhar importância do que com ele se conquistou.

Seguiu-se a inauguração da Casa das Associações, no Edifício do Antigo Colégio Velho, agora sede de diversas Associações do Concelho, e, logo depois, a tradicional Arruada, com partida do Largo General Humberto Delgado, que, reunindo membros da Câmara e da Assembleia Municipal, bem como representantes de todas as Freguesias/Uniões de Freguesias do Concelho, acompanhados da Banda Filarmónica Artística Estremocense, percorreu algumas ruas da Vila, até chegar ao edifício dos Paços do Concelho, onde, pelas 12h30, aconteceu o momento solene com o hastear da Bandeira Nacional e a intervenção do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Avis alusiva à data.

No uso da palavra, Nuno Silva dirigiu uma saudação a todos os munícipes do Concelho, mulheres e homens que lutaram pelos mais nobres valores da Liberdade e da Democracia e que deram forma ao 25 de Abril de 1974, saudando também o corajoso levantamento militar levado a cabo pelos Capitães que libertou os presos políticos, assegurou o regresso dos exilados, restabeleceu direitos fundamentais da pessoa humana, como a livre expressão de pensamento e opinião, a liberdade de imprensa, a livre criação de associações e partidos políticos, a liberdade sindical, o direito à greve, a criação de uma nova Constituição da República Portuguesa e a organização de eleições livres, entre outros.

O Presidente agradeceu também aos Trabalhadores do Município, funcionários públicos de grande mérito e dedicação que, em equipa, garantem o grande desafio de transformar e melhorar a vida das nossas populações, todos os dias.

"Na realidade, somos uma comunidade dinâmica e empreendedora, solidária e com provas dadas ao longo da sua história, que não vira a cara às dificuldades e que luta, sem tréguas, contra todas as injustiças. No Concelho de Avis, o nosso povo, os órgãos do Poder Democrático e as suas instituições continuarão a honrar aquele gesto libertador dos Capitães de Abril. É por isso que vivemos e celebramos Abril", disse.

No espaço de tempo seguinte teve lugar a cerimónia de entrega de medalhas aos vencedores dos vários escalões das corridas, que encerrou a Manhã Desportiva, e, logo depois, a inauguração da remodelação do Passeio do Mestre de Avis D. João I, cujos trabalhos de requalificação incluíram, para além do reforço da iluminação e da colocação de novas árvores, uma intervenção profunda nas instalações sanitárias situadas sob a estrutura das escadas de acesso ao mesmo.

A encerrar as comemorações do 44.º Aniversário do 25 de Abril, o Claustro do Convento de Avis recebeu a música do Grupo "Trigo Joio", num espetáculo, com entrada gratuita, de homenagem simbólica à Revolução.