Em julho a “Peça do Mês” mostra a Navalha de Barbeiro
Atualizado em 01/07/2022No mês de julho, a “Peça do Mês” em exposição no Posto de Turismo de Avis leva-nos a conhecer mais uma peça do acervo do Museu do Campo Alentejano (MusCA) – a Navalha de Barbeiro.
Trata-se de uma “Alfaia doméstica” cuja história “tem barbas” e provém dos tempos em que o homem descobriu, no Período Paleolítico (há 30 mil anos), que poderia remover os pelos com lascas de pedra afiada, ou dentes de tubarão. Mais à frente, já nos finais do século XVIII, a invenção de uma navalha de aço fino e desdobrável ficou a dever-se à criatividade do francês Jacques Perret, E, o que veio a seguir, num tempo mais recente, e que viria a revolucionar a história do barbear, foi um instrumento criado nos Estados Unidos, por King Camp Gillette, que permitia a substituição das lâminas desgastadas.
Com o avanço da tecnologia, caiu em desuso a sua utilização, em casa, mas, o que ainda é deste tempo é uma ida ao Barbeiro para aparar ou modelar a barba, com navalha, à vontade do freguês!
O Posto de Turismo de Avis está situado na Praça Serpa Pinto e encontra-se aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.
Passe por lá!