O Herdade da Cortesia Hotel, unidade hoteleira localizada em Avis e parceira da Estação Náutica de Avis, venceu o Prémio Nacional de Turismo 2025, na categoria de Turismo Azul.

O prémio foi atribuído na cerimónia que teve lugar ontem, dia 25 de novembro, no Pavilhão de Portugal, em Lisboa.

O Prémio Nacional de Turismo é uma iniciativa promovida pelo jornal Expresso e pelo BPI, com o alto patrocínio do Ministério da Economia e da Transição Digital, o apoio institucional do Turismo de Portugal, e o apoio técnico da Deloitte e tem como objetivo promover, incentivar e distinguir entidades, práticas e projetos que se destacam no sector do turismo.

As 316 candidaturas apresentadas à 7.ª edição do Prémio Nacional de Turismo foram avaliadas por Comités Técnicos e por um Júri, constituído por representantes de diferentes quadrantes da sociedade portuguesa. Os critérios de avaliação foram: qualidade e inovação da oferta, satisfação do cliente, qualificação ambiental, performance operacional e contributo para o desenvolvimento turístico, entre outros.

Recorde-se que o Herdade da Cortesia Hotel foi concebido para acolher estágios de remo, canoagem, triatlo e natação em águas abertas, utilizando a Albufeira do Maranhão como recurso central para o desenvolvimento da sua atividade turística, e oferece todas as condições para acolher atletas de elite, equipas olímpicas, seleções de todo o mundo e visitantes interessados em desporto e bem-estar, que também ali beneficiam de um contacto direto com a natureza. Trata-se de um projeto pioneiro, inaugurado em 2009 e que continua a expandir os serviços que disponibiliza aos clientes, contribuindo também ativamente na defesa da garantia da preservação do espelho de água, no combate à sazonalidade no turismo de interior e na criação de oportunidades e investimentos na região, que dinamizam o alojamento, a restauração e o comércio local.