Inaugurada obra de reabilitação da Ponte de Figueira e Barros
Atualizado em 26/04/202416 meses e 11 dias depois do temporal provocou a destruição do pavimento e os acessos à ponte sobre a Ribeira Grande em Figueira e Barros, foi inaugurada a obra de requalificação e foi reaberta à circulação automóvel, restaurando uma acessibilidade de extrema importância para a população de Figueira e Barros, do Concelho de Avis e dos Concelhos vizinhos.
A cerimónia contou com a presença de Fábio Serrano, Presidente da Junta de Freguesia de Figueira e Barros, Nuno Silva, Presidente da Câmara Municipal de Avis, e António Ceia da Silva, Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Alentejo que, nas suas intervenções, destacaram a importância desta ponte nas acessibilidades à localidade de Figueira e Barros e para a mobilidade da população, que desde 13 de dezembro de 2022 tinha que efetuar diariamente trajetos muito mais extensos para chegar aos Concelhos vizinhos de Sousel e Fronteira. O Presidente da CCDRA destacou ainda que das 3 pontes que ficaram da região que foram destruídas na mesma data, a de Figueira e Barros foi a primeira a ficar concluída, o que só foi possível pelo inexcedível empenho da Freguesia de Figueira e Barros e do Município de Avis, e com o apoio da CCDRA, bem como pelo empenho da empresa Nova Gente, responsável pela obra que, percebendo a importância desta infraestrutura, alocou todos os meios de forma a que a obra decorresse num período de tempo inferior ao previsto.
De referir que a ponte que anteriormente não tinha nome foi agora designada “Ponte Prof. Feliz Valério”, em homenagem a esta figura incontornável de Figueira e Barros que faleceu em março desde ano.
De salientar ainda a forte e emotiva participação da população nesta cerimónia, que fez questão de marcar presença neste momento tão marcante para a vida da comunidade.