Avis comemorou 50 anos do 25 de Abril com programa alargado de atividades
Atualizado em 26/04/2024As comemorações dos 50 anos do 25 em Avis ficaram marcadas pela realização de diversas atividades que se prolongaram ao longo de todo dia.
Após a alvorada ao som de foguetes e morteiros, a primeira atividade foi a etapa de encerramento da Estafeta da Liberdade – Prof. Feliz Valério: uma caminhada que ligou a Rotunda da Liberdade ao Largo do Convento e que contou com dezenas de participantes.
Durante a manhã o Largo do Convento foi palco de “Abril em Movimento”, jogos e atividades lúdicas e desportivas dedicadas às crianças e às suas famílias e que culminou com a Corrida da Família.
Seguiu-se a tradicional arruada, acompanhada pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e pelos Bombeiros Voluntários Avisenses, com início no Largo General Humberto Delgado e que culminou no Largo do Convento, onde decorreu a cerimónia do hastear da bandeira nacional e a intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Avis, evocativa do significado desta data, valorizando as conquistas de Abril, nomeadamente no que se refere ao poder local democrático, destacando o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Município de Avis em prol do bem-estar da população e do desenvolvimento local.
Seguiu-se a entrega e bênção da nova viatura de transporte de doentes não urgentes oferecida pelo Município de Avis à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Avisenses.
Como forma de perpetuar a comemoração dos 50 anos do 25 de Abril foi, em seguida, inaugurada a instalação artística da autoria da artista Cristina Maria, junto ao edifício dos Paços do Concelho Seiscentistas, uma peça em mármore e metal que reporta para a conquista da Liberdade e que pretende homenagear os homens e mulheres que, abdicando muitas vezes da sua liberdade e do contacto com a família, deram um contributo determinante para derrubar a ditadura fascista.
O programa matinal ficou concluído com o desfile e sessão solene frente à Junta de Freguesia de Avis.
A tarde ficou marcada pela inauguração da exposição “O nosso 25 de Abril”, no Auditório Municipal Ary dos Santos, onde estará patente até sábado. Esta mostra reúne documentos e testemunhos do antes, durante e após o 25 de abril no Concelho de Avis, destacando as conquistas que a instituição do Poder Local Democrático permitiu alcançar e que se traduziram em muitas melhorias nas condições de vida das populações. Durante a próxima semana esta exposição poderá ser visitada na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, de onde partirá, em itinerância por todas as Freguesias do Concelho.
As comemorações encerraram com o espetáculo musical “Portugalidade”, por Cristina Maria, que contou com as participações especiais da jovem acordeonista Mafalda Prates e de Vitor Sérgio, num concerto que aliou a sonoridade do fado a temas de Ary dos Santos e Zeca Afonso, numa verdadeira celebração da liberdade.