Avis assinala os 811 anos de Fundação da Vila (1214-2025), com um conjunto de iniciativas que se estendem pelos dias 13 e 15 de agosto.

No primeiro dia de comemorações, a Casa das Artes recebe, às 21h00, a Projeção Fotográfica de “Gentes da Nossa Terra – O Sentido das Vivências”, um registo documental desenvolvido pelo Município de Avis, através do Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA), onde poderá ver e reviver memórias do passado. Vá até lá!

Em dia de celebração dos 811 Anos de Fundação da Vila, 15 de agosto, o programa comemorativo abrirá, às 09h00, com o Hastear da Bandeira da Ordem de Avis, na Torre da Rainha, ao que se seguirá a Prova de Orientação “Avis City Race”, com partida e chegada ao Mercado Municipal de Avis, numa iniciativa organizada pela ADRAAA – Associação Desportiva e Recreativa “Amigos do Atletismo de Avis”.

O Programa prossegue, às 15h30, na Casa das Artes, com a Conferência “Plantas do Mundo, usos medicinais e comestíveis, histórias e tradições”, apresentada por Fernanda Botelho, e com as “Comidas do Mundo”, um lanche, partilhado com todos os presentes, que incluirá uma troca de livros usados.

À noite, a partir das 21h30, o emblemático Largo do Convento será palco da apresentação do Espetáculo Musical “Paisagens”, que contará com a atuação de Carlos Poeiras com banda.

A formação da Vila de Avis começou a delinear-se em 1211, quando D. Afonso II doou uma porção de terra aos freires de Évora devido à importância estratégica da sua localização e às características naturais, para que ali fosse construído um castelo, um convento e se procedesse ao povoamento. De acordo com a placa fundacional que se encontra junto à Torre de S. Roque, foi em 1214 que a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.