Avis celebrou 810 anos de fundação da Vila
Atualizado em 19/08/2024O programa das comemorações dos 810 anos da fundação da Vila de Avis teve início no dia 14 de agosto com o Workshop Criativo de estampagem de tecidos conduzido pela artista Inês Lima e promovido pela Freguesia de Avis, que contou com a participação de 12 jovens que personalizaram t-shirts com as laranjas de Avis, um elemento presente e distintivo das ruas da Vila.
Seguiu-se a inauguração da Exposição “O Trabalho – O sentido das Vivências II”, na sala de exposições temporárias situada no Palácio do Prior-Mor (antigas instalações da Conservatória do Registo Civil). Esta exposição, promovida pelo Centro Interpretativo da Ordem de Avis, reúne fotografias do Arquivo Municipal que retratam ofícios antigos da Vila de Avis.
No dia 15 de agosto a manhã começou com o momento simbólico do hastear das bandeiras da Ordem de Avis nas torres do castelo. Em seguida foi inaugurada a exposição “Revisitar Lendas da nossa terra”, que pode ser vista na Torre da Rainha. Aludindo à mesma temática, foi lançado aquele que é o 10.º percurso do Roteiro Artístico de Avis “Lendas, histórias e outras memórias”.
A manhã terminou com uma prova de orientação organizada pela Associação Desportiva e Recreativa Amigos do Atletismo de Avis que lançou o 5.º percurso “Orienta-te por Avis”, que nos levam a locais característicos da localidade, permitindo uma caminhada ou corrida mais alargada pela localidade, conhecendo assim pontos de interesse com a opção de um percurso com 2 km, e um outro mais desafiante com 3 km.
Durante a tarde a Casa das Artes foi palco de várias iniciativas, a primeira das quais uma troca de livros usados organizada pela Associação Cultural Amigos do Concelho de Aviz. Em seguida realizou-se uma conferência com o Prof. Dr. Paulo Mendes Pinto acerca de “Identidades: Memórias e Futuro. A diversidade religiosa e os desafios contemporâneos”. Finalmente, o pátio da Casa das Artes recebeu uma verdadeira mostra de sabores e odores de outras paragens denominada “Conhecer para compreender!”, uma iniciativa que contou com a participação de cidadãos estrangeiros residentes no Concelho de Avis que foram convidados a partilhar pratos tradicionais dos seus países de origem.
O Largo do Convento foi o espaço que acolheu o último período das comemorações, num serão que teve início com a homenagem ao avisense Duarte Mendes que se distinguiu pela conquista do título de Campeão do Mundo da competição Toughest Firefighter Alive do Aramco Firefighter Challenge 2024.
A encerrar o serão realizou-se mais um espetáculo integrado no Festfado que contou com a participação dos anfitriões Dora Maria e André Barradas mas também com os fadistas convidados Teresa Tapadas, Cláudia Zarro, Hugo Faustino, João Louro, Berta Miranda e Abílio Bragança e ainda o Grupo de Cantares da Santa Casa da Misericórdia de Avis. Foi com o cantar dos “Parabéns” à Vila de Avis e oferta de bolo aos presentes que terminaram as comemorações que marcaram os 810 anos sobre a data em qua a vila foi fundada e tiveram início os trabalhos de fortificação e edificação do castelo.