Biblioteca Municipal José Saramago assinalou o 9.º Aniversário com Espetáculos e Atividades Culturais
Atualizado em 06/12/2024Em tempo de aniversário, a Biblioteca Municipal José Saramago (BMJS) apagou as velas do seu 9.º ano em exercício com a realização de espetáculos e atividades culturais dedicados não só à comunidade escolar e aos Grupos “Animasénior”, mas também a toda a população. Momentos que decorreram, de 19 a 29 de novembro, no Auditório, espaço Infantojuvenil e na Sala de Leitura para Adultos, numa programação que se completou com a exibição da Exposição da “Declaração de Deveres Humanos”, da Fundação José Saramago.
O Programa abriu com um Atelier Criativo, orientado por João André Pinto em quatro sessões de Pintura, Desenho e Artes Plásticas, nos dias 19 e 20 de novembro, e, na manhã do dia 22, chegou o espetáculo teatral “O cão que vem de tão longe” para os alunos do Pré-Escolar. À tarde foi a vez do Escritor Avelino Bento partilhar a sua obra poética e literária com todos os presentes, numa sessão conduzida pela BMJS.
A semana de comemorações incluiu ainda a apresentação de mais uma edição do Festival Festfado, com os fados e guitarradas a fazerem-se ouvir, no dia 23, pelas 21h30, no Auditório Municipal “Ary dos Santos”, numa noite verdadeiramente castiça que, além dos anfitriões Dora Maria e André Barradas, contou com a participação especial de José da Câmara e também com um naipe de fadistas convidados: Carolina Rodrigues e Inês Linares, acompanhados por Bruno Mira, na guitarra portuguesa, Pedro Pinhal, na guitarra clássica, e Fernando Nani, no baixo. O espetáculo completou-se com a Declamação de Poesia, por Raúl Caldeira, e com um momento “Fora da Caixa” que recebeu o Grupo de Dança “Star no Limits”, da Associação DançAvis – Sonhos com Vida.
A 29, a partir das 10h00, a Sociedade das Primas – Associação Cultural entrou em cena com a peça teatral “No meu bairro”, baseada na obra com o mesmo nome, de Lúcia Vicente, numa apresentação dirigida a todos os alunos do 3.º e 4.º ano do 1.º Ciclo.
Neste dia, a programação encerrou com “O Mistério da Pedra Encantada” apresentado pela “Era uma Vez”, num espetáculo de Marionetas, igualmente às 10h00, para todos os alunos do 1.º e 2.º ano do 1.º Ciclo.
E foi com o cantar dos “Parabéns” à Biblioteca Municipal José Saramago e a oferta de bolo aos presentes que terminaram as comemorações do seu 9.º Aniversário.