Edição fac-símile de “Ordinário para o Ofício Divino da Ordem de Avis, de 1303” apresentada na Feira Medieval Ibérica de Avis
Atualizado em 13/05/2022No âmbito da programação da Feira Medieval Ibérica de Avis, o Centro interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) irá receber, amanhã, pelas 16h30, a apresentação da edição fac-símile da obra manuscrita “Ordinário para o Ofício Divino da Ordem de Avis, de 1303”, que integra o acervo particular do Dr. António Silva Araújo e que será apresentado pela Dra. Marta Alexandre, responsável pelo CIOA.
O manuscrito original foi produzido durante o reinado de D. Dinis (1279-1325), tem cariz litúrgico, teria pertencido a uma das Casas da Ordem de Avis e está integrado na coleção particular do Dr. António Silva Araújo.
Esta obra rara reflete, por um lado a necessidade desta comunidade justificar a sua ação militar através da liturgia presente do enquadramento institucional eclesiástico «do seu serviço a Deus», pelo uso das armas, numa guerra que se considerava justa, e desta forma legitimasse «o derramamento de sangue» e, por outro lado, é rara, na medida em que é um dos poucos exemplares, senão o único conhecido, para a época, desta tipologia pertencente à Ordem de Avis.
O manuscrito em versão fac-similada que será apresentado integra-se, assim, num conjunto muito restrito de documentos conhecidos deste período, cujo conteúdo reflete não só o carácter litúrgico do cerimonial observado pelos cavaleiros, mas também o seu modo de vida e, consequentemente, a história da sua comunidade.
Durante a apresentação desta obra serão também apresentadas algumas peças como uma original Matriz Sigilar e uma Ampola de Peregrino que pertenceram a elementos da Ordem de Avis e que integram a mesma coleção particular.
Não perca!