Projeto de Ampliação do Cemitério de Valongo do ano de 1898 a encerrar o ciclo “Peça do Mês”

Atualizado em 07/12/2023

No corrente mês de dezembro, cabe ao Centro Interpretativo da Ordem de Avis (CIOA) a apresentação do último momento do ciclo de Exposições “Peça do Mês”, do ano de 2023, com a exibição do Projeto de Ampliação do Cemitério de Valongo do ano de 1898.

Trata-se de uma Peça pertencente ao Fundo Documental do Município de Avis (CMA – CIOA) em cuja Memória Descritiva se relata a necessidade urgente da ampliação do Cemitério daquela Freguesia do Concelho de Avis. Uma Obra Pública com o custo de “290$000 mil réis” e assinatura do Coordenador de Obras Públicas Municipais, Francisco Maria de Campos Fonseca, com uma proposta que consistia na expansão do espaço reservado para sepulturas, assim como a construção de novos muros, a partir do velho cemitério existente, colmatando, assim, o deplorável estado em que o mesmo se encontrava.

A “Peça do Mês” encontra-se patente ao público no Posto de Turismo de Avis, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.

Passe por lá e conheça um pouco mais sobre o documento em apreço.