«Memórias Arqueológicas» destaca trabalho do Arqueólogo Fernando Eduardo Rodrigues Ferreira na Necrópole da Carapeta
Atualizado em 25/11/2021No mês de outubro, o Centro de Arqueologia de Avis (CAA) destaca, em «Memórias Arqueológicas», o trabalho do Arqueólogo Fernando Eduardo Rodrigues Ferreira, na Necrópole da Carapeta.
A Necrópole, localizada na área do regolfo da albufeira do Maranhão, foi identificada em meados do século XX no decurso de trabalhos agrícolas que destruíram uma parte significativa da sua área.
Em 1989 e 1990 foi objeto de uma intervenção arqueológica, dirigida pelo arqueólogo Fernando Eduardo Rodrigues Ferreira, o que permitiu reunir um conjunto de dados que ainda hoje são os elementos caraterizadores do sítio.
Para além das estruturas de inumação foi também registada, na envolvente, uma sepultura de incineração. A informação reunida no decurso dos trabalhos enquadra a necrópole num contexto tardio, integrável nos séculos III e IV, estando a sua utilização relacionada com a villa romana registada nas imediações.
Pela sua localização, a necrópole encontra-se numa zona de fácil acesso à albufeira o que coloca em risco a sua preservação. Para além da erosão fluvial, decorrente das oscilações do nível de água da albufeira, os vestígios encontram-se à mercê de atos de vandalismo.