Município de Avis promoveu visita de estudo às Árvores Classificadas de Interesse Público do Concelho
Atualizado em 28/03/2025Para assinalar o Dia Mundial da Floresta e da Árvore que se comemora a 21 de março, o Município de Avis promoveu, no dia 25 de março, uma visita de estudo a duas Árvores Classificadas de Interesse Público.
Esta ação contou com a participação dos alunos do 2.º e 3.º anos do 1.º Ciclo de Avis e teve como objetivo dar a conhecer ao público escolar, as duas árvores classificadas em Valongo: nomeadamente o Freixo (Fraxinus angustifolia Vahl) situado na Fonte do Vale e a Aroeira (Pistacia lentiscus L.) situada na Courela da Igreja. Estes exemplares constituem um património de elevadíssimo valor ecológico, paisagístico, cultural e histórico, muitas vezes desconhecido da população.
As Árvores Classificadas de Interesse Público são árvores que, pelo seu porte, desenho, idade e raridade, se distinguem dos outros exemplares.
Esta ação de sensibilização ambiental procurou incutir e sensibilizar os participantes para a importância da conservação do património arbóreo, identificação e caracterização destas espécies autóctones, elucidação da razão da sua classificação, entre outras curiosidades.
Esta atividade foi organizada pelo Município de Avis com o apoio da União de Freguesias de Benavila e Valongo e do Agrupamento de Escolas de Avis.