Alcórrego e Maranhão

História milenar, influência árabe, megalitos e a beleza natural da Albufeira do Maranhão.

Assembleia de Freguesia

Presidente
Flávio Duarte Soeiro Marques | CDU

1º Secretário
Rita Isabel de Jesus Lopes | CDU

2º Secretário
Tiago Alexandre Lopes Barata| CDU

Vogais
Joaquim Casimiro Pires Varela | CDU
Cândida da Silva Guerreiro Boino Varela | GCA
Mário José Borreicho Mansinho | GCA
João Martins Dias | PS

Junta de Freguesia

União das Freguesias
de Alcôrrego e Maranhão
Avenida 25 de Abril, n.º 9
7480-028 Alcórrego

Telefone: 242 412 231
Fax: 242 412 231
www.jf-alcorrego-maranhao.pt
jfreg.alcorrego.maranhao@gmail.com

 

Membros Eleitos

Executivo de Freguesia

Presidente – Salomé Nobre Marques Guilhermino | CDU
Secretário –  Anabela de Jesus Traquinas Pires | CDU
Tesoureiro –  Vitalino António Cortes Cambalhota | CDU

Freguesia

População – 464 Habitantes (Censos 2011)
Área – 129,4 KM2
Orago – Santo António, São Domingos

União de Freguesias de Alcôrrego e Maranhão

Esta Freguesia foi constituída em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional, pela agregação da Freguesia de Alcôrrego e da Freguesia de Maranhão. Esta nova unidade administrativa conta com uma área de 128,75 km2 e, de acordo com os Censos 2011, 464 habitantes.

Alcôrrego

A localidade de Alcôrrego dista cerca de 6 km da sede de Concelho e tem uma área de 57,7 km2. Confronta a norte e a nascente com a Freguesia de Avis, a sul com os Concelhos de Mora e de Sousel e a poente com a localidade de Maranhão.

Alcôrrego carrega no nome a marca da história que a moldou: o prefixo “al” reflete a influência árabe, enquanto “córrego” advém das influências latinas. De facto, vários indícios apontam para um povoamento prévio à Ordem de Avis, nomeadamente por parte de árabes.

A caça, a pesca, a gastronomia e a proximidade da Albufeira do Maranhão são argumentos de peso no convite à descoberta desta localidade.

Maranhão

Situada a sudoeste da sede de Concelho, Maranhão tem uma área de 70,9 km2 e 63 habitantes, de acordo com os Censos 2011.

Apesar de ser uma das localidades mais pequenas do Concelho de Avis, o povoamento de Maranhão remonta a um período longínquo, como testemunha o Conjunto Megalítico da Ordem, que se destaca dos restantes pela sua curta proximidade e cujo valor histórico se reflete no facto de estar classificado como Monumento Nacional.

O elemento distintivo desta localidade é, sem dúvida, a albufeira a que deu nome, por ser junta a ela que foi construído o paredão da barragem. A envolvente do paredão constitui um local de rara beleza, ideal para passar um dia dedicado ao descanso, durante o qual pode pescar, fazer um piquenique ou simplesmente contemplar a magnífica paisagem.