Benavila e Valongo
Terras de planície, montado e água, ideais para passeios, com tradições locais e sabores típicos alentejanos.
Assembleia de Freguesia
Presidente
Augusta Maria Pereira Cartas Ferreira | CDU
1º Secretário
Tânia Maria Carrudo de Deus Martins | CDU
2º Secretário
Pedro Miguel Pereira Grilo | CDU
Vogais
José Ramiro da Silva Caldeira | PS
Nuno Miguel Sombreireiro Pego Deodato | GCA
João Paulo de Oliveira Dias | CDU
Vera Mónica de Matos Varela | CDU
Junta de Freguesia
União das Freguesias de Benavila e Valongo
Rua 25 de Abril, n.º 35
7480-226 Benavila
Telefone: 242 434 251 / 242 434 231
Fax: 242 434 794 / 242 434 032
ufbenavilavalongo@sapo.pt
Membros Eleitos
Executivo de Freguesia
Presidente – João Miguel Brazão Martins | CDU
Secretário – Joaquim Adrião Rosa Morais | CDU
Tesoureiro – Luísa Maria Bernardino Ribeiro | CDU
Freguesia
População – 1118 Habitantes (Censos 2011)
Área – 150,69 KM2
Orago – São Sebastião, São Saturnino
União de Freguesias de Benavila e Valongo
Esta Freguesia foi constituída em 2013, no âmbito da reforma administrativa nacional, pela agregação da Freguesia de Benavila e da Freguesia de Valongo. Esta nova unidade administrativa conta com uma área de 150,69 km2 e, de acordo com os Censos 2011, 1.118 habitantes.
Benavila
Benavila situa-se a norte da sede de Concelho, distando dela cerca de 6 km. Ocupa uma superfície de 65,6 km2, que correspondem a cerca de 11% da área do Concelho. De acordo com os últimos censos realizados em 2001, o número de habitantes é de 1017.
Benavila estende-se numa área relativamente plana, numa das margens da Albufeira do Maranhão, onde o branco das habitações se destaca dos coloridos campos que a rodeiam. A proximidade do lençol de água torna Benavila numa localidade privilegiada em termos de paisagem.
A designação de “Benavila” advém do facto de, durante vários séculos, esta povoação ser conhecida como “Buena Villa”, reportando-se à predominância de campos férteis em seu redor, que lhe valeram um papel preponderante no período de conquista da nacionalidade, ao assegurar o abastecimento da Ordem de Avis.
Nesta localidade encontra-se um pequeno templo construído no século XV que se destaca pela sua originalidade arquitetónica: a Capela de Nossa Senhora d’Entre Águas, cujo nome advém do facto de se situar na confluência das ribeiras de Seda e da Sarrazola. Nesta ermida encontra-se uma lápide que está classificada como Monumento Nacional.
Entre os mais destacados ex-libris de Benavila encontram-se os vinhos de excelência produzidos pela Fundação Abreu Callado, distinguidos com vários prémios nacionais e internacionais.
Valongo
Situada a cerca de 18 km da sede de Concelho e com uma área de 83,44 km2, Valongo é uma aldeia com raízes históricas remotas, como o testemunham os monumentos megalíticos que se encontram nos arredores da povoação. O branco das casas está envolto num enorme abraço verde que se estende em seu redor e onde os adeptos da “caça grossa” podem caçar javalis e veados.
Testemunha da passagem dos tempos, a aroeira centenária, situada junto da Igreja de Valongo e classificada como “Árvore de Interesse Público” desde 1995, é um dos ex-libris desta pacata localidade.

