“Peça do Mês” de março é o “Cincho”
Atualizado em 05/03/2024Durante o mês de março os visitantes do Posto de Turismo de Avis vão encontrar em exposição o “Cincho”, que integra o espólio de alfaias domésticas do núcleo de etnografia do Museu do Campo Alentejano.
O cincho é uma peça utilizada para apertar o leite coalhado, extraindo o soro, e dar-lhe forma de queijo. Esta peça evoca a origem da produção de queijos que remonta há mais de 12 mil anos, tendo sido um dos primeiros alimentos processados pelo homem após a domesticação dos animais e introdução do leite na sua alimentação.
Ao longo dos tempos a arte queijeira foi sendo transmitida de mães para filhas nas famílias de pastores, permitindo a conservação do leite sob outra forma mas mantendo as suas propriedades nutricionais. A produção industrial de queijo só teve início no século XIX, persistindo ainda até aos dias de hoje a produção artesanal, em que o leite é coalhado com flor de cardo e depois escorrido nos cinchos para extrair o soro e, posteriormente, proceder ao processo de cura.
A “Peça do Mês” encontra-se patente ao público no Posto de Turismo de Avis, aberto de segunda a sexta-feira, das 09h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h00 e ao sábado, das 10h00 às 13h00 e das 13h30 às 16h00.