Workshop “Assédio no Local de Trabalho” assinalou o Dia Nacional de Combate ao Assédio
Atualizado em 10/05/2023Para assinalar o Dia Nacional de Combate ao Assédio, o Gabinete de Apoio à Vítima do Alto Alentejo Oeste da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) realizou, ontem, dia 9 de maio, na Biblioteca Municipal José Saramago, em Avis, o workshop “Assédio no Local de Trabalho”.
Tratou-se de uma ação promovida para a conscientização, prevenção e combate ao problema do assédio, moral e sexual, em ambiente laboral, nomeadamente através da reflexão sobre “O que é?”, “Quem é a vítima?”, “Qual o impacto?”, e “Que apoio está disponível?”,
Durante a sessão foram abordados alguns casos reais de assédio que ilustram as consequências negativas dessa prática e a importância de combatê-la. Descrições fiéis sobre esta forma de violência acometida principalmente a mulheres e que se carateriza por comportamentos indesejados (palavra, atitude, gestos, entre outros), praticados com algum grau de reiteração, que tem como objetivo afetar a integridade física e/ou psicológica de uma pessoa ou criar um ambiente intimidatório, hostil, humilhante e desestabilizador.
A situação de assédio poderá ser denunciada: Hierarquicamente; À Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT); À Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE); Junto do Sindicato, quando aplicável.
A APAV está também disponível para apoiar vítimas de assédio no local de trabalho. O apoio é gratuito e confidencial. Poderá contactar a APAV: Pela Linha de Apoio à Vítima – 116 006 | chamada gratuita | dias úteis das 09h às 21h; Através de qualquer Gabinete de Apoio à Vítima da APAV.