XII Sítios, XII Memórias: Capela de Nossa Senhora de Entre Águas
Atualizado em 03/04/2019No mês de Abril, o Centro de Arqueologia de Avis (CAA) partilha, em XII Sítios, XII Memórias, a Capela de Nossa Senhora de Entre Águas.
Localizada na confluência das ribeiras de Sarrazola e de Seda, corresponde a um edifício simples, datado do séc. XV, com alterações nos séculos posteriores, evidenciando, na sua construção, um conjunto significativo de materiais de período romano, entre os quais uma lápide, que documentam, juntamente com os vestígios na envolvente, a preexistência no local de uma ocupação romana. Embutida no alçado tardoz da capela, a lápide de Entre Águas, classificada como Monumento Nacional em 1910, corresponde a uma placa funerária, datada do séc. I d.C..
Trabalhos arqueológicos recentes, realizados no final de 2018 no âmbito da empreitada de conservação da capela, permitiram confirmar a presença de estruturas romanas integradas no edifício, identificar uma zona de enterramentos e descobrir um extenso núcleo de pinturas tardo-medievais.
Os testemunhos reunidos em contexto de obra assumem, desde já, um papel determinante no estudo do edifício e respetiva envolvente, reforçando o seu valor patrimonial e justificando a continuação dos trabalhos arqueológicos, assim como o desenvolvimento de uma intervenção de conservação e restauro ao nível das pinturas murais.
A capela, dotada de um excelente enquadramento paisagístico, pode ser visitada pelo exterior, onde se encontra também a lápide romana.
XII Sítios, XII Memórias encontra-se disponível online, no Facebook do CAA, no Facebook e no site do Município, e no Centro de Arqueologia de Avis, aberto de 2.ª a 6.ª feira, das 8h30 às 13h00 e das 14h00 às 16h30, onde poderá conhecer um pouco mais sobre os locais selecionados.