Caminhada “Caminhos de São Saturnino”

Atualizado em 22/06/2022

Há muito para ver nesta Caminhada que o Município de Avis e a União de Freguesias de Benavila e Valongo realizam, no próximo dia 17 de julho, pelos “Caminhos de São Saturnino”, em Valongo, numa iniciativa integrada no seu Calendário Anual de Caminhadas.

A saída dos caminhantes está prevista para as 09h00. Para trás fica o edifício da Junta de Freguesia, local de concentração, e o alcatrão também. Agora vamos, num percurso de 6,5 km, por caminhos estreitos, cruzados com belos espaços naturais, em direção aos verdadeiros ex-líbris da Freguesia – As Árvores Centenárias Aroeira e Freixo, localizadas, respetivamente, na Courela da Igreja e na Fonte do Vale. Depois, chegamos à Igreja de São Saturnino para uma visita ao Santuário. Há quem diga que aqui, estamos no paraíso! E dizem as previsões que o dia vai estar soalheiro…

Entretanto, é já meio dia e estamos de volta à povoação, mas há ainda tempo para uma voltinha pelo Recinto onde a comunidade se junta para homenagear o seu Padroeiro – São Saturnino, na Festa anual que ali decorre, entre os dias 15 e 17 de julho.

As inscrições na Caminhada, gratuitas, mas obrigatórias, poderão ser efetuadas, até ao dia 14 de junho, na Divisão de Desenvolvimento Sociocultural e Turismo do Município de Avis, nas Juntas de Freguesia e através do formulário disponível online em: https://tinyurl.com/caminhosssaturnino2022.

Atividade classificada como EcoEvento e enquadrada na Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis, onde se inclui o projeto “Crescer Saudável – Envelhecer Ativo”, que contará com o apoio Alentejo Feel Nature – rede de percursos em natureza, da responsabilidade da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo – CIMAA, Estação Náutica de Avis e Visit Avis.